Biblioteca

Compreendendo a violência sexual em uma perspectiva multidisciplinar

Promenino Fundação Telefônica Promenino Fundação Telefônica

10 anos atrás

Quando a sociedade civil, em parceria com as três esferas governamentais (federal, estadual e municipal) e representantes do poder legislativo e do Ministério Público criaram, em 2000, o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil, foi dada a partida no combate a um tipo de violência que marca milhares de crianças e adolescentes no País. O movimento social Pacto São Paulo contra Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nasceu em 2001 para auxiliar na elaboração de um plano de ação no Estado de São Paulo.

Do plano estadual surgiram as capacitações de profissionais que atuam no combate à violência sexual contra a criança e o adolescente. O curso "Atores sociais capacitados e articulados regionalmente" foi o embrião da publicação Compreendendo a violência sexual em uma perspectiva multidisciplinar. As organizadoras reuniram 15 artigos de profissionais que trabalham com a questão da violência sexual.

O conteúdo perpassa por algumas das faces da violência: abuso sexual, incesto, pornografia na Internet, prostituição e exploração sexual. Os autores, de diversas áreas, como serviço social e psicologia, fazem análises e apontam algumas soluções para o enfrentamento da violência sexual. Há textos de profissionais renomados e que há anos lidam com a problemática. Exemplo é Maria Lúcia Pinto Leal, especialista e professora de saúde pública na Universidade Federal Fluminense (RJ) e do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília.

Tags

    Nenhum registro encontrado

Leia também

    Nenhum registro encontrado

Comentários

Acesse a rede para comentar:

Esqueci minha senha

Cadastre-se