Projetos

Saiba quais são as categorias

Promenino Fundação TelefônicaPromenino Fundação Telefônica

5 anos atrás

Os participantes do Concurso devem se inscrever em uma das duas categorias (ECA como instrumento de transformação ou ECA na Escola), levando em conta a temática abordada. Caso a categoria seja escolhida de forma indevida, a história poderá ser desclassificada. A história deve ser verídica, podendo ser relatada por um terceiro que a presenciou ou vivida por quem a escreve.

Neste ano os causos poderão ser narrados por meio de duas linguagens: texto ou vídeo.

Não se esqueça de que é muito importante preservar a identidade das crianças envolvidas nos causos narrados. Por isso, utilize nomes fictícios. No caso de vídeo-documentário, não mostre o rosto da criança e, em caso de dramatização, filme crianças que não estão diretamente envolvidas no causo encenado.


ECA como instrumento de transformação

Histórias em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi o instrumento utilizado para garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes fossem efetivados, muitas vezes até transformando vidas. Os protagonistas dessas histórias são cidadãos comuns, como pais, jovens e crianças e profissionais da área como conselheiros dos direitos, conselheiros tutelares, gestores de ONGs, promotores, entre outros. Os temas que se enquadram nessa categoria são todos aqueles relacionados à Proteção Integral: reversão de violações de direitos interrompidas por alguma ação cidadã, disseminação do ECA, protagonismo juvenil, cumprimento bem sucedido de medida socioeducativa, entre outros assuntos.

ECA na Escola
Esta categoria procura disseminar histórias em que a comunidade escolar tenha exercido importante papel na garantia dos direitos infanto-juvenis, utilizando o ECA como instrumento de aplicação da cidadania. A história deve se dar no ambiente escolar ou ter como agentes fundamentais membros da comunidade escolar. Protagonismo juvenil, ações para uma educação inclusiva, divulgação do ECA em sala de aula, mobilização política de jovens no ambiente escolar, atuação parceira entre escola e Conselho Tutelar são alguns dos temas desta categoria.



É possível participar com um texto escrito por dois ou mais autores e vídeos produzidos também por mais de uma pessoa. No entanto, a inscrição formal deverá ser feita apenas em nome de uma pessoa (Ver cláusula 4.7 do regulamento do concurso). Por isso, sugerimos que o grupo escolha uma pessoa para preencher o formulário e assinem o texto em conjunto, inserindo os nomes de todos no espaço destinado à história. Fazemos apenas uma ressalva, pois, caso a história seja premiada, o prêmio será o mesmo e caberá ao grupo decisão da divisão.


Saiba mais
:
A seção “Causos do ECA" retrata histórias verídicas de cidadania, cujas vidas dos personagens, sejam crianças, adolescentes ou adultos, foram modificadas de forma positiva pela aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Clique aqui e navegue pela seção. Lá você também conhece as histórias selecionadas nas três edições já realizadas do concurso.




Voltar para a home do 5o. Concurso Causos do ECA

Tags

    Nenhum registro encontrado

Leia também

    Nenhum registro encontrado

Comentários

Acesse a rede para comentar:

Esqueci minha senha

Cadastre-se