Promenino

seis crianças correndo em um parque

O Promenino foi uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que visava contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes e erradicar o trabalho infantil. O projeto esteve ativo entre 2003 e 2016, e partir de então, reunimos aqui os conteúdos de maior destaque e relevância da história do projeto.

Ao longo desses 13 anos, o Promenino produziu conteúdos e informações, promoveu a conexão entre pessoas e mobilizou a sociedade em prol das causas utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs). O projeto contou com um site, uma página no Facebook, um canal no Twitter e uma conta no YouTube. O Promenino ainda promoveu e fortaleceu iniciativas de parceiros no enfrentamento ao trabalho infantil, apoiando organizações de atendimento direto aos jovens, como Aldeias Infantis SOS Brasil, ChildFund Brasil, Plan Internacional Brasil, Visão Mundial e IFAN. Entre as ações estratégicas do projeto, destacam-se os concursos envolvendo escolas, como Causos do ECA. Os cursos online de formação para professores trataram das temáticas em sala de aula, como o ECA na Escola e o ECTI, e as três edições da campanha É da Nossa Conta! promovidas entre 2012 e 2014 em parceria com o Unicef e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) mobilizaram famílias e comunidades.

No Brasil, a iniciativa nasceu de uma parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS/FIA).